Homenagens, recordações e café da manhã especial marcaram as comemorações pelos 109 anos do extinto Friburgo Futebol Clube. A atividade foi realizada na manhã desta quarta (26 de abril), na sede social (Centro).
Na ocasião, o Nova Friburgo Futebol Clube prestou homenagens especiais para: Luiz Eduardo Abicalil (Casa Libaneza), Clóvis da Costa Freitas (Catita) e Miguel Ruiz Garbez, que contribuíram para a valorização e fortalecimento da história do futebol antigo da cidade. Além disso, a apresentadora televisiva e colunista, Marly Pinel também recebeu condecorações.
A mesa do evento foi composta por: Carlos Arnaldo Bravo Berbert (Presidente do Conselho Deliberativo); Luiz Fernando Bachini (Presidente do Conselho Diretor); Ivan Gambini (Tesoureiro); Eduardo Valentim (Secretário do Conselho Deliberativo) e Vanderléia Pereira – Vanderléia Abrace Essa Ideia e Carlos Alberto Trindade- Cascão (Vereadores).
– O Miguel Ruiz é uma referência para todos nós. Homenagear o Miguel é uma alegria e ele é um grande exemplo para todos. O Luiz presta um relevante serviço de incentivar e valorizar o nosso esporte. A Marly é uma personalidade marcante em nossa sociedade. O Catita merece todas as nossas homenagens pela dedicação e empenho na história do futebol, destacou o Presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Arnaldo Bravo Berbert.
O evento ainda contou com a presença de representantes do Conselho Deliberativo, Diretor e convidados. Após a homenagem foi promovido um café da manhã. O saxofonista Silvio Lamego entoou os parabéns pra você.
– Quero agradecer a presença de todos neste evento que marca os 109 anos do Friburgo Futebol Clube. Sempre nos reunimos para lembrar e celebrar essas datas representativas, destacou o Presidente do Conselho Diretor, Luiz Fernando Bachini.
História do Friburgo Futebol Clube
O Friburgo Futebol Clube foi o primeiro clube, fundado em Nova Friburgo, no final do séc. 19 e início do séc. 20. A primeira partida amistosa foi promovida, em 25 de março de 1914, contra o “Combinado Carioca”.
O primeiro time do Friburgo Futebol Clube foi formado por: Euclides, Américo Pillotto, Vadinho (Conrado Van-Erven), Tião Joaquim (João Elias), Chaquité Valente, Vitório Spinelli, Fernando, Vitório Pillotto e Félix.
Na década de 40, o Friburgo viveu momentos de intenso crescimento no cenário esportivo com conquistas de campeonatos nos anos de 1942, 1947 (Tri-campeão) e1949 ( Campeão Invicto).
O Estádio Raul Sertã, que havia sido inaugurado em 1922, começou a ser modernizado com a construção de arquibancadas a partir da década de 50. O Nova Friburgo Futebol Clube é fruto da fusão entre o Friburgo Futebol Clube e o Esperança Futebol Clube.
Comentário