O Esperança Futebol Clube foi o segundo time criado em Nova Friburgo.
O início da história desta agremiação começou em 6 de junho de 1914 com o nome de União Futebol Clube. O primeiro presidente foi Dídimo de Oliveira.
Em 5 de dezembro 1915 o União Futebol Clube passou a se chamar Esperança Futebol Clube. A reunião para a concretização da mudança foi realizada na Rua Visconde do Bom Retiro.
O uniforme do Esperança passou a ter as cores verde e branco
O primeiro time do Esperança foi formado por: Gumercindo de Oliveira, Guilherme Bastos, Contran Mury, José Guadagnini, Gildo Falchetto, Waldemar Reis, Izídio de Assis, Ricardo Oliveira, Oscar Gonçalves (Zinho) Pipiú e Luiz Martignoni.
O primeiro campo do Esperança ficava no Paissandu onde funcionou até o final da década de 80. O local pertencia a Matilde Mayer e foi vendida para Oscar Machado que passou a figurar o nome do estádio.
Até 1926, o Esperança utilizava outro complexo esportivo para realizar as atividades até que retornou ao campo do Paissandu após a assinatura de um contrato de arrendamento concretizado com o Cel. Oscar Augusto Machado, que chegou a ser presidente de honra.
O campo no Paissandu foi inaugurado no dia primeiro de maio de 1926 numa partida do Esperança contra o Gragaotá F.C de Niterói.