Edson Roberto Tavares

Departamento de Comunicação do Nova Friburgo Futebol Clube

Em 26 de abril de 1914 surgiu em nossa cidade um time de futebol amador para disputar os certames desta modalidade esportiva, com o nome de Friburgo Futebol Clube. A agremiação incentivou o renascimento de outros times para o almejado Campeonato Municipal, que já se fazia necessário, pois contava com um celeiro de adeptos e simpatizantes pediam passagem.

O Friburgo Futebol Clube, após sua fundação passou a ser referência e orgulho para a cidade de Nova Friburgo. Em 1977/1978 fundou-se o futebol amador oficialmente, cujos campeonatos eram regidos pela Liga Friburguense de Desportos.

A equipe “Rubro”, neste mesmo ano, após sua extinção, uniu-se ao seu maior rival que era o Esperança Futebol Clube, fundado em cinco de dezembro de 1915, também extinto, e formaram o Nova Friburgo Futebol Clube, cuja sede náutica e Complexo Esportivo (Centro de Treinamento), localizado no bairro de Conselheiro Paulino.

Desde sua fundação em 30 de setembro de 1979, o Friburgo foi o detentor do maior número de títulos em nossos campeonatos. Ainda hoje, é amado pelos seus, ex-dirigentes, jogadores e simpatizantes do futebol, pela garra, amor à camisa e o legado que deixou para a nossa espetacular história futebolística. Com fatos, feitos e jornadas memoráveis protagonizadas ao longo dos anos pela agremiação Alvi Rubro. Principalmente em seu domínio no Estádio Raul Sertã, que ainda hoje se mantém garbosamente no Centro da cidade, onde funciona a sede Central do Nova Friburgo Clube e margeado pelas ruas Dante Laginestra e Prefeito José Eugênio Muller, número 75.

Parabéns ao extinto Friburgo Futebol Clube pela lembrança dos 106 anos de trajetória vitoriosa e eterna que ficaram registrados nos anais de façanhas memoráveis do esporte local.

 

Comentário