Em 15 de junho de 1921 nascia na bela, aprazível e acolhedora cidade de Cordeiro/RJ uma equipe de futebol com o nome da própria cidade, o Cordeiro Futebol Clube, que a partir desta data começou a construir uma história de diversas décadas, alcançando a significativa marca do centenário. Seus idealizadores não imaginariam que aquela iniciativa escreveria uma história em letras garrafais tal às honrarias que se faz necessário, devido conquistas em épocas distintas desta agremiação futebolística.

Arte: Cordeiro Futebol Clube / Prefeitura de Cordeiro

Várias foram às personagens que desfilaram em suas fileiras e grandes e consagrados craques que se iniciaram neste clube alvirrubro, no histórico estádio José Jorge, palco de grandes e memoráveis embates, de muitas vitórias e fatos marcantes. Impossível citar nomes, pois com certeza seriam omitidos muitos, haja vista que ídolos de envergadura municipal, estadual e nacional despontaram e alcançaram o estrelato, oriundos de suas iniciações nesta valorosa equipe em fases distintas.

Tive a oportunidade de conhecer essa agremiação ainda menino, quando atuava pelo Esperança Futebol Clube de Nova Friburgo/RJ na categoria infantil; momento em que houve uma partida amistosa, encantei-me pela cidade, suas peculiaridades e cordialidade com que trata seus visitantes. Ao passar dos tempos, várias partidas entre categorias dos clubes verdejante e alvirrubro foram efetuadas com resultados revezados, mas com clima de amizade entre jogadores e comprometimento esportivo.

Significativas festas e eventos desportivos foram efetuados nesta praça, cuja por várias vezes tivemos a honra e o privilégio de participar como coadjuvantes e outras, como convidados. Em tempos mais recentes com a equipe de veteranos do Paz e Amor de Nova Friburgo/RJ, que reúne craque do saudoso futebol Friburguense de todos os clubes. É com prazer e orgulho que me expresso sobre o valoroso Cordeiro Futebol Clube e a cidade de grandes amigos expressiva no cenário do nosso estado do Rio de Janeiro. Faço-me representante dos futebolísticos friburguenses que em sintonia parabenizam e fazem votos que venham mais 100 anos de atividade marcante.

Ao amigo Jairo Amaral (baluarte) e toda diretoria do clube, votos de estima e consideração.

Comentário