Um Verdadeiro guerreiro. Essa é uma das principais características destacadas por ex-atletas, familiares e amigos para Carlos Erich Krämer, o Chiminga. Mesmo com o falecimento dessa personalidade do futebol e do artesanato as lembranças dos triunfos alcançados dentro e fora das quatro linhas renderam homenagem. A diretoria do Nova Friburgo Futebol Clube realizou na manhã desta sexta (14/12) uma cerimônia comemorativa para a entrega de certificado aos familiares do ex-jogador.

Diretoria do clube presente a entrega da homenagem especial à família do Chiminga (Foto: Rafael Seabra)

Foi numa casa aconchegante na Vila Guarani, onde Chiminga viveu durante muito tempo, que diretores e familiares se reuniram por volta das 10 horas para a entrega da homenagem especial. A atividade contou com a presença do Presidente do Conselho Diretor, Luiz Fernando Bachini, o Primeiro Tesoureiro, Odgir Rapizo, o Diretor de Comunicação, Edson Roberto Tavares e a  Secretária da Diretoria, Renata Gomes. Os familiares Eber Ecard e Alair Lourenço (cunhados), Dilma Kramer (esposa), Cristina Kramer (filha) e Matheus Krämer(neto) também participaram do evento.

– Ele tinha muito amor pelo futebol e nos clubes que passou. Meu pai guardava com muito carinho todas as lembranças e momentos importantes que vivemos. Essa homenagem é fundamental, pois mostra o reconhecimento do papel dele para os clubes por onde passou. Quero agradecer a diretoria do Nova Friburgo F.C, destacou emocionada Cristina Kramer, filha do ex-atleta.

 

O Diretor de Comunicação, Edson Roberto Tavares, fez questão de salientar os momentos de vitórias e glórias vividos por Chiminga durante a trajetória no futebol.

– Ele foi uma pessoa fundamental para o nosso futebol e esses momentos ficam gravados para o resto das nossas vidas. O nome dele nunca será esquecido e estará sempre marcante na memória de todos, afirmou.

Solidariedade: entrega de brinquedos para instituições de caridade

Todos os anos Chiminga confeccionava brinquedos para distribuição gratuita para crianças carentes do município. Neste ano, a família resolveu seguir a tradição e encaminhou as doações a instituições selecionadas.

Emoção e muitas lembranças de um passado glorioso

A diretoria chegava ao local da homenagem e a esposa de Chiminga, Dilma Kramer, aguardava ansiosa pelos representantes do Nova Friburgo F.C. Emocionada ela recebeu das mãos da Secretária da Diretoria, Renata Gomes, o reconhecimento pelos relevantes serviços prestado pelo saudoso Chiminga ao futebol do município .

Homenagens e muitas histórias marcaram entrega da homenagem (Foto: Rafael Seabra)

Recordações, momentos de nostalgia e as características do ex-atleta que faleceu neste ano foram os principais assuntos apresentados durante a homenagem. O cunhado, Alair Lourenço registrou em vídeo o agradecimento a diretoria do Nova Friburgo F.C.

 

Trajetória de Chiminga

Chiminga no campo do Friburgo com o neto Matheus Krämer

De acordo com o livro Futebol em Nova Friburgo escrito por Gustavo Pinto de Faria, Carlos Erich Krämer, o Chiminga, nasceu em 23 de outubro de 1932 e teve passagens por diversos clubes: Esperança, Friburgo, Bom Jardim e Fluminense (atual Friburguense).

Fora das quatro linhas, Chiminga se dedicava a criação de brinquedos, jogos de botões e escudos comemorativos para equipes. Na sede social do Nova Friburgo uma replica do Maracanã, criada pelo ex-atleta, é um dos principais atrativos aos convidados e visitantes.

Saiba mais sobre a trajetória de Chiminga no livro: Futebol em Nova Friburgo escrito por Gustavo Pinto de Faria

Comentário